quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Escola, Cultura e Sociedade

Preconceito e Racismo

      Infelizmente, nos dias de hoje ainda existem grandes diferenças entre as pessoas, embora questões como da ETNIA  venha sendo abordado frequentemente em nosso país.
      O racismo continua existindo e é possível perceber ele no dia a dia. Sendo uma maneira de discriminação, pessoas baseadas em motivos raciais, cor de pele ou outras características físicas (gordo, alto, baixo, etc) praticam atos de violência física e moral, expondo de forma cruel esse preconceito. 
      Acredito que a escola tem um papel fundamental neste contexto cultural, pois é na escola onde se encontra um pluralismo cultural imenso e aprendemos a conviver com as diferenças, respeitando a diversidade existente.
      A escola tem o papel de formar cidadãos capazes de viver em sociedade, respeitando o próximo seja ele como for.

    

Um comentário:

  1. Ana,
    A escola tem o dever de trabalhar as diferenças e as questões étnico-raciais, pois desde 2003(10.639/03) existe uma lei que obriga a educação trabalhar as questões do povo negro e dos africanos de forma positiva.
    A escola ainda resiste em trabalhar as questões étnico- raciais, negando assim o conhecimento para alunos negros e não-negros.

    ResponderExcluir