Gestão Democrática engloba a participação efetiva de todos os segmentos da escola, visando às melhorias da mesma, no que diz respeito à construção de projetos e processos coletivos.
Compreende-se que em uma escola democrática, deva existir a participação de todos os segmentos ( professores, alunos funcionários e pais), tendo em vista a qualidade da educação ampliando os vínculos com a comunidade na qual está inserida. É com este pensamento que teremos uma escola responsável na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno como um todo, e principalmente como um agente participativo em nossa sociedade. A participação da comunidade é fundamental neste processo, pois implica nas vivências e perspectivas do aluno.
Uma Gestão Democrática deve ser conduzida por três fatores importantes: descentralização, participação e transparência, esta ultima indica que qualquer decisão deve ser de conhecimento de toda a escola.
O Brasil caminha rumo a uma democratização nos espaços educacionais, de forma que este processo vem sendo construído passo a passo entre escola e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário