Desde que ingressei no Estado em 2006, para atuar no Ensino Fundamental, me deparo situações lógico matemáticas. Tendo realizando inúmeras atividades que envolvam as operações fundamentais.
Em minha prática docente sempre utilizei materiais concretos para iniciar conteúdos novos, assim como os jogos. Porém em seguida já direcionava as aulas para os cálculos propriamente ditos, com exercícios de fixação e aos poucos aumentava o grau de dificuldade de cada operação.
Após a leitura do texto Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos autores Bittar, Freitas e Pais, foi possível refletir sobre as dificuldades dos alunos na organização e apropriação das operações em si. Os autores nos trazem a importância do concreto no dia a dia do aluno, ou seja, do quão se faz essencial a manipulação de tais materiais como tampinhas, palitos, material dourado e jogos no decorrer de todo o processo do ensino matemático.
Baseado no texto trabalhado foi possível perceber e avaliar meus planejamentos em relação as aulas elaboradas e atualmente desenvolvo as atividades voltadas a estratégias , onde o aluno se apropria do conhecimento e não apenas realiza exercícios de fixação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário