quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tempo e espaço: concepções de professores, concepções de alunos.

Para o professor, na atualidade o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária?
Não, embora o tempo seja relativo para cada um de nós, seja aluno ou professor.  Cada um dentro das suas obrigações, porém as cobranças docentes são infinitas, pois são questões obrigatórias que muitas vezes não temos tempo suficiente para tudo.
Dentro da sala de aula o professor controla o tempo constantemente dos alunos, são períodos, conteúdos e serem cumpridos e muitas vezes cobramos nos cobramos que todos aprendam ao mesmo tempo, até o tempo do recreio, para beber água, banheiro e lanche... Tudo sempre tão cronometrado e sempre a mesma sensação “estamos atrasados turma!”. E o tal tempo dos alunos da sua aprendizagem vai ficando esquecido.

Ao refletir sobre o texto estudado, penso no tempo que destinamos a aprendizagem do aluno e ao verdadeiro papel do professor diante disso tudo. Nós professores, muitas vezes necessitamos de uma maior organização de planejamento e não apenas realizar atividade para que se faça cumprir a carga horária escolar. Embora, sejam tantas questões ao mesmo tempo dentro do espaço escolar, sendo que tal espaço deveria ser sinônimo de troca de saberes e de aprendizagem, onde através do lúdico o aluno pudesse construir os alicerces do seu conhecimento. Mas, infelizmente o professor, muitas vezes acaba esbarrando em questões burocráticas e esquecendo que a escola deveria ir muito além dos padrões pré-estabelecidos e sim ser vista e entendida como o princípio da vida em sociedade.  

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