sexta-feira, 22 de junho de 2018


Acadêmicas: Ana Mincarone e Josiana Félix


A partir do texto do Rays (2000), complete a tabela abaixo:


MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



- Aceitar  que o aluno traz consigo uma bagagem histórica.
- Inteirar- se da realidade do aluno.

- Levar em conta as vivências dos alunos, de forma a suprir seus interesses e necessidades.
- Oportunizar ao aluno se reconhecer como protagonista do seu saber.
 - Realizar atividades que contemplem as necessidades dos alunos e que estejam relacionadas às suas realidades.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



-  Planejar a partir da realidade sociocultural a qual os alunos pertencem .
 - Respeitar e levar em conta as histórias de vidas dos alunos no momento de estruturar os conteúdos.
 - Oportunizar rodas de conversas.
- Abordar assuntos significativos a comunidade escolar.
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


 - Organizar  conteúdos pertinentes.
- Selecionar os conteúdos que sejam relevantes as vivências dos alunos.
 - Transformar a sala de aula em um ambiente acolhedor, que desperte a vontade do aluno em aprender.
- Articular o cenário social dos alunos, refletindo a família e a comunidade.
 - Coletar informações para elaboração a metodologia a ser seguida.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”



 - Sistematizar uma metodologia voltada a realidade de vida dos alunos.


 - Propor passeios e pesquisas levando em conta as necessidades dos alunos.
-
- Verificar as atividades elaboradas.
- Mostrar as propostas aos alunos.
- Pensar a sistemática avaliativa.

  1. “Avaliação da aprendizagem”



-  Examinar com o aluno seu processo de desenvolvimento das aprendizagens, refletindo a sua atuação na busca por saberes e de que forma pode atuar como agente transformador dos seus conhecimentos.
- Levar em conta o desempenho, interesse e desempenho do alunos.
- Analisar se as atividades contemplaram os Centros de Interesses.

 - Avaliação contínua e diagnóstica, respeitando as premissas das mantenedoras (Estado e Município)



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