domingo, 17 de junho de 2018

Projeto: "Conhecendo minha Escola"

ATIVIDADE EM GRUPO
Acadêmicas: Ana Comper, Ana Mincarone e Josiana Félix
O trabalho por Centro de Interesse tem como objetivo fundamental proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem suas potencialidades por meio de atividades que lhes sejam significativas, ou seja, de acordo com suas vivências, interesses e necessidades.
Os Centros de Interesse possibilitam que a criança conheça a si mesma e ao meio em que vive de  forma a saber como devem agir e se comportar.
O método global de Decroly possui três fases: observação, associação e expressão.
Levando em conta essa ideias pensamos em trabalhar com o projeto “A CRIANÇA E A ESCOLA” com alunos de 5º ano, na intenção de contemplar um dos temas dos Centro de Interesse de Decroly: agir, trabalhar solidariamente, descansar, divertir-se, desenvolver-se.

PROJETO: “Conhecendo minha Escola”
JUSTIFICATIVA: É importante que cada aluno esteja familiarizado com o ambiente escolar. Que conheça os seus espaços, bem como o seu funcionamento e o papel de cada um dentro da escola. Pensando assim, este projeto foi desenvolvido com o intuito de interação entre escola e aluno. Considerando a importância de cada um no espaço escolar, descobrindo  nele os diferentes ambientes, vivenciando brincadeiras e construindo novos conhecimentos.
O projeto “Conhecendo a minha Escola”, foi desenvolvido a fim de proporcionar novos desafios aos alunos dentro da escola, para que conheçam e criem novos espaços de forma lúdica, interagindo com todos.
TEMA: “A criança e a escola”

OBJETIVO: Este projeto tem como objetivo traçar estratégias para que os alunos conheçam de forma integral a escola, transmitindo seus valores e compartilhando seus saberes com os demais alunos da escola.
AVALIAÇÃO: A avaliação se dará de forma gradativa, baseado nos relatos e vivências dos alunos levando em conta sua participação e interesse ao longo de todo o projeto.

DESENVOLVIMENTO:
Observação:
  • Pesquisar o histórico da escola;
  • Filme: “Extraordinário”;
  • Entrevistar alunos, professores, funcionários da escola.
Associação:
  • Rodas de conversas sobre a história da escola, sobre os  pontos comuns entre a escola do filme e a nossa, sobre as entrevistas e o que mais for surgindo.
Expressão:
  • Desenho ao ar livre  de um lugar que mais gosta na escola.
  • Confecção de uma maquete da sala de aula
  • Brincadeiras ao ar livre
  • Jogos cooperativos

CULMINÂNCIA: Exposição fotográfica da escola, retratada pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário