segunda-feira, 11 de março de 2019

Projeto Estágio Obrigatório


Partindo das conversas com a professora e das observações da turma, foi desenvolvido um projeto voltado a escrita e leitura, tendo em vista as dificuldades dos alunos na organização e estrutura de textos. A regente da turma, professora Fabiane Goulart, relatou que muitos alunos vinham com uma certa resistência nas produções textuais e que a mesma já vinha desenvolvendo um trabalho com os alunos. Pensando no projeto como fonte de aprendizagem, foi desenvolvido um projeto sobre gêneros literários, tendo como objetivo desenvolver o habito pela leitura e escrita. Cabe ao professor fazer esta mediação com os alunos, para que os mesmos possam desenvolver seu processo de aprendizagem. 
Contudo, é importante pensar na escrita como processo político-social, onde o aluno passa a enxergar a sua realidade e a se tornar critico em relação a mesma. O professor deve estar sempre atento e acompanhar o processo do aluno entendendo sua história mediando com o seu universo cognitivo, afetivo, cultura e social, e assim criar conceitos e estratégias de aprendizagens para o aluno.
No decorrer do estágio foram apresentados diferentes textos de forma que o aluno realizou diversas leituras e interpretações de texto. Houve também, muitas trocas e recomendações de leitura. Embora os alunos tenham apresentando dificuldades em sua escrita e produções acredito que o projeto teve um bom resultado para todos os alunos, pois o crescimento deles no final foi bastante significativo.

O estágio curricular foi de suma importância para colocar em prática tudo o que foi visto e compartilhado ao longo do curso. Foi possível observar e colocar em prática tudo o que foi estudado e compartilhado no curso. Sendo muito gratificante perceber o meu crescimento e novo olhar neta prática docente.

PROJETO: Incentivo a Leitura
          Justificativa:

No decorrer das observações e em conversa cm a professora titular da turma, fui percebendo o quanto à leitura era importante para a aprendizagem. É através dela que se obtém conhecimento em todas as áreas do conhecimento estimulando a leitura, reflexão, argumentação e ampliação do vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito.
Contudo, este projeto foi elaborado a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos, tendo em vista a importância da escrita e leitura como forma de expressão. Cabe ao professor oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, para que possam assim perceber o mundo sobre novas perspectivas sempre dialogando com sua realidade.

           Objetivos:
ü  Despertar o gosto pela leitura,
ü  Utilizar diferentes linguagens como meio de expressão,
ü  Ampliar o vocabulário,
ü  Desenvolver a interpretação de texto
ü  Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
ü  Oportunizar aos estudantes o acervo de diferentes gêneros textuais.
ü  Ampliar seu conhecimento e suas capacidades criativas,
ü  Desenvolver o raciocínio lógico,
ü  Produzir textos individuais e coletivos.

Desenvolvimento:
ü  Apresentação de diferentes gêneros textuais,
ü  Trabalhos em grupo e individuais,
ü  Realização de pesquisas,
ü  Teatro, hora do conto e continho da leitura,
ü  Classificados da leitura,
ü  Leitura e interpretação de problemas matemáticos,
ü  Trabalho com músicas,
ü  Filmes,
ü  Atividades gráficas plásticas

Princípios Orientadores
ü  Identidade
ü  Inclusão
ü  Diversidade
ü  Aprendizagem Dialógica

Avaliação:
A avaliação se dará de forma contínua e gradativa, através de observações diárias dos alunos, tendo em vista seu crescimento cognitivo, participação e interesse nas atividades propostas. 

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