Jogos
presenciais
Caçador
Formação:
No pátio dividir a turma em dois grupos.
Modo de jogar:
O
jogo consiste na definição de dois times, ficando um de cada lado do espaço. O
objetivo é atingir com a bola os componentes do time adversário (retirando-as
do jogo). Existe, no entanto, a possibilidade de abrir espaço para que os
alunos modifiquem essas regras já conhecidas, incorporando novos elementos,
incentivando a criação e a discussão.
DANÇA DAS CADEIRAS
Formação:
alunos dispostos no pátio ou na sala de aula. Organizar as cadeiras em círculo
de modo que sempre falte uma cadeira para um aluno.
Modo de
brincar:
Ao
sinal da música, os alunos irão girar ao redor das cadeiras. Quando a música
parar, devem sentar. Aquele que sobrar irá sair. Sempre terá uma cadeira a
menos que o número de alunos.
Morto vivo
Formação:
alunos dispostos no pátio ou na sala de aula.
Modo de
brincar:
A criança escolhida para comandar a
brincadeira fica de frente para as demais,
todas em pé. É ela que vai dizer se os outros participantes devem ficar
em posição de vivo (em pé) ou de morto (agachado). Ao gritar "morto",
todas as outras crianças devem abaixar imediatamente, e ao falar
"vivo", elas devem se levantar. Quem errar sai. Aquele que conduz
pode dizer a mesma palavra duas ou mais vezes seguidas e depois mudar
repentinamente, para enganar o resto da turma. A última criança vence e assume
o lugar do chefe.
Coelho
sai da toca
Formação:
Alunos dispostos no pátio. Organizar as tocas do coelho.
Modo
de brincar:
Em
trios, duas crianças formam a toca e uma será o coelho. Para fazer a toca, a
dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem interpreta o coelho fica
agachado entre elas, embaixo dos braços. Essa estrutura se repete com os demais
participantes da brincadeira. Uma das crianças fica em pé entre as tocas e deve
gritar: "Coelho sai da toca!". Ao fazer isso, os coelhos entocados
precisam trocar de casinha. Já a criança que estava no meio deve tentar roubar
a toca de alguém. Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a
gritar no centro do espaço. Ela também pode falar "Toca troca de lugar!".
Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.
Variações:
Em alguns lugares a toca é formada por um círculo desenhado com giz no chão ou
por um aro ou bambolê. A dinâmica da brincadeira é a mesma, mas não há a
possibilidade de a toca trocar de lugar.
Corrida
do rabo:
Formação:
Alunos dispostos no pátio
Modo
de brincar: Divida os alunos em duas equipes
ou mais, dependendo do número de participantes e distribua, para cada uma, pedaços de pano
ou fitas de cores diferentes, identificando cada time. Os participantes devem prender a fita no cós da calça ou
bermuda, como se fosse um rabo. Este jogo de pega-pega, as crianças correm umas
atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária.
Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para
a caçada, como dois ou três minutos.
Jogos
Virtuais
Daqui pra lá de
lá pra cá:
http://novaescola.org.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml
Dominó:
Carros
Matemáticos:
Mestre da
Tabuada:
Jogo da Memória:
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