sexta-feira, 22 de julho de 2016

Coletânea de Jogos

Jogos presenciais

Caçador
Formação: No pátio dividir a turma em dois grupos.
Modo de jogar:
O jogo consiste na definição de dois times, ficando um de cada lado do espaço. O objetivo é atingir com a bola os componentes do time adversário (retirando-as do jogo). Existe, no entanto, a possibilidade de abrir espaço para que os alunos modifiquem essas regras já conhecidas, incorporando novos elementos, incentivando a criação e a discussão.

DANÇA DAS CADEIRAS
Formação: alunos dispostos no pátio ou na sala de aula. Organizar as cadeiras em círculo de modo que sempre falte uma cadeira para um aluno.
Modo de brincar:
Ao sinal da música, os alunos irão girar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem sentar. Aquele que sobrar irá sair. Sempre terá uma cadeira a menos que o número de alunos.

Morto vivo
Formação: alunos dispostos no pátio ou na sala de aula.
Modo de brincar:
 A criança escolhida para comandar a brincadeira fica de frente para as demais,  todas em pé. É ela que vai dizer se os outros participantes devem ficar em posição de vivo (em pé) ou de morto (agachado). Ao gritar "morto", todas as outras crianças devem abaixar imediatamente, e ao falar "vivo", elas devem se levantar. Quem errar sai. Aquele que conduz pode dizer a mesma palavra duas ou mais vezes seguidas e depois mudar repentinamente, para enganar o resto da turma. A última criança vence e assume o lugar do chefe.

Coelho sai da toca
Formação: Alunos dispostos no pátio. Organizar as tocas do coelho.
Modo de brincar:
Em trios, duas crianças formam a toca e uma será o coelho. Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem interpreta o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços. Essa estrutura se repete com os demais participantes da brincadeira. Uma das crianças fica em pé entre as tocas e deve gritar: "Coelho sai da toca!". Ao fazer isso, os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Já a criança que estava no meio deve tentar roubar a toca de alguém. Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço. Ela também pode falar "Toca troca de lugar!". Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.

Variações: Em alguns lugares a toca é formada por um círculo desenhado com giz no chão ou por um aro ou bambolê. A dinâmica da brincadeira é a mesma, mas não há a possibilidade de a toca trocar de lugar.

Corrida do rabo:
Formação: Alunos dispostos no pátio
Modo de brincar: Divida os alunos em duas equipes   ou mais, dependendo do número de participantes  e distribua, para cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, identificando cada time. Os participantes  devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo. Este jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.



Jogos Virtuais

Daqui pra lá de lá pra cá:

http://novaescola.org.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml

 

Dominó:

 


Carros Matemáticos:

Mestre da Tabuada:

Jogo da Memória:



Nenhum comentário:

Postar um comentário