O censo escolar é uma
ferramenta muito importante para mapearmos a educação no nosso país. Ele é
realizado todo o ano baseado nas informações das famílias declaradas no ato da
matrícula. No censo podemos ter informações em relação à diversidade racial e
cultural, bem como informações da escola. Sendo ele de extrema importância para
que possamos traçar estratégias políticos sociais para a educação.
Leciono na rede publica
estadual, onde atualmente estou na direção da escola. A escola Estadual de
Ensino fundamental Paul Harris fica localizada na periferia de Porto Alegre, na
vila Cruzeiro, uma comunidade inserida num contexto violento com um índice de
drogas e tráfico da cidade. Temos na escola 182 alunos, neste total temos
alunos que não declaram a raça na matricula. Porém o que predomina são crianças
de cor negra e pardas. A escola possui acessibilidade porém não tivemos em 2017
alunos com deficiência física. A escola é até o 5° ano do ensino fundamental de
9 anos. Embora, temos um grande número de alunos com dificuldades de
aprendizagem, a escola não possui sala de recursos. Estes alunos são
encaminhados para a escola mais próxima a nossa, onde temos 4 alunos que
frequentam este recurso pedagógico. Temos muitos alunos fora da idade e que
apresentam dificuldades de aprendizagem, porém as famílias apresentam muita
resistência para este atendimento, o que acaba prejudicando o rendimento
escolar do aluno.
É através do Censo
Escolar que obtemos informações gerais da escola como espaços físicos, recursos
multimídia, acessibilidade, etc. Bem como, informação sobre o corpo docente da
escola.
Criado por meio do
Decreto nº 6425 de 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coleta essas informações de todas as
escolas de ensino regular, que vão desde o ensino infantil ao médio.
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