Hoje em dia muito se fala em inclusão nas escolas. Mas será que de fato os alunos estão sendo inseridos na escola? Ou estão apenas nas escolas seguindo o mesmo padrão de ensino dos demais? O caminho da inclusão ainda é longo.
É importante que exista nas escolas uma constantes transformações que contemple todas as esferas do ambiente escolar deve ser acompanhada por todos: alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
A escola é responsável pela formação do indivíduo,e é necessário que ela se recicle e acompanhe as mudanças da sociedade. A questão da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino insere-se no contexto das discussões, cada mais em evidência, relativas à integração de pessoas portadoras de deficiências enquanto cidadãos, com seus respectivos direitos e deveres de participação e contribuição social.
Na escola onde leciono não possui sala de recursos, nossos alunos são encaminhados para a escola mais próxima segundo a Secretaria de Educação. Esta escola dispõe de apensa 4 vagas para nossa escola, sendo que uma família se negou a fazer o atendimento.
Temos um aluna em especial que há 3 anos frequenta a sala de recursos, e foi possível acompanhar todo o crescimento dela cognitivo e social na escola. É um trabalho em conjunto: família, escola e Estado.
Refletindo sobre a prática na escola, percebo que ainda há muito a ser esclarecido e discutido a respeito das diferentes conotações que a inclusão possa assumir. Uma das grandes dificuldades é encontrar professores qualificados ou treinados para bom desempenho frente à realidade encontrada. Tendo em vista, que o Estado não busca capacitar professores que possuem alunos com tais necessidades especiais. Precisamos nas escolas elementos humanos que além de seus conhecimentos tenham dedicação e amor para desempenhar esta missão, capazes de suprir as carências afetivas e emocionais dos alunos, resgatando sua auto-estima e tornando-o membro participativo na sociedade.
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