sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Educação Especial

Hoje em dia muito se fala em inclusão nas escolas. Mas será que de fato os alunos estão sendo inseridos na escola? Ou estão apenas nas escolas seguindo o mesmo padrão de ensino dos demais? O caminho da inclusão ainda é longo. 
É importante que exista nas escolas uma constantes transformações que contemple todas as esferas do ambiente escolar deve ser acompanhada por todos: alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
A escola é responsável pela  formação do indivíduo,e é necessário que ela se recicle e acompanhe as mudanças da sociedade. A questão da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino insere-se no contexto das discussões, cada mais em evidência, relativas à integração de pessoas portadoras de deficiências enquanto cidadãos, com seus respectivos direitos e deveres de participação e contribuição social. 
Na escola onde leciono não possui sala de recursos, nossos alunos são encaminhados para a escola mais próxima segundo a Secretaria de Educação. Esta escola dispõe de apensa 4 vagas para nossa escola, sendo que uma família se negou a fazer o atendimento.
Temos um aluna em especial que há 3 anos frequenta a sala de recursos, e foi possível acompanhar todo o crescimento dela cognitivo e social na escola. É um trabalho em conjunto: família, escola e Estado. 
Refletindo sobre a prática na escola, percebo que  ainda há muito a ser esclarecido e discutido a respeito das diferentes conotações que a inclusão possa assumir. Uma das grandes dificuldades é encontrar professores qualificados ou treinados para bom desempenho frente à realidade encontrada. Tendo em vista, que o Estado não busca capacitar professores que possuem alunos com tais necessidades especiais. Precisamos nas escolas elementos humanos que além de seus conhecimentos tenham dedicação e amor para desempenhar esta missão, capazes de suprir as carências afetivas e emocionais dos alunos, resgatando sua auto-estima e tornando-o membro participativo na sociedade. 


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