segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A mídia e a Erotização Infantil

  A infância é um período fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.       
  Uma criança com uma infância feliz e saudável se torna um adulto mais bem resolvido no futuro.
  É lá, na infância que a criança vive seu mundo encantado, onde desenvolve sua criatividade, imaginação, emoções e seus demais processos cognitivos.
Contudo, é fácil perceber que este momento mágico vem sofrendo cada vez mais uma aceleração e inversão de valores.
  Tendo em vista, que vivemos em uma sociedade cada vez mais consumista, onde tudo é absorvido rapidamente e praticidade virou sinônimo de vida saudável. nos deparamos com conceitos e imagens pré-moldados pela mídia.
a imagem da criança está cada vez mais estampado nas revistas e propagandas de produtos. Muitas vezes expostas em uma embalagem velada e tão produzida que nem percebemos a sensualidade ali exposta.
  São vários os produtos ofertados: sapatos de saltinhos, maquiagem, roupas sensuais e as próprias músicas e danças.
  É evidente a erotização infantil e já entendida como um mercado amplo a ser explorado. Afinal, estamos cansados de encontrar mães e filhas vestidas iguais... São super produções!!!
  Resta a família e a escola ter um olhar mais cuidadoso, visto que tal comportamento pode acontecer e ser estimulado também por pessoas próximas.
  Entretanto, é necessário resgatar os encantos da infância do contrário cada vez mais teremos crianças com cabeça e corpo de adultos.

                    

2 comentários:

  1. Olá Ana!
    Devemos ter esse olhar para que não se torne um crime dos pais e da mídia!
    Abr@ço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Eliza!
    A erotização e o incentivo ao consumo do qual nossas crianças são alvo, são questões bem preocupantes. E tu colocaste de maneira bem pontual os possíveis prejuízos à infância quando não há um olhar mais atento sobre o impacto da mídia em nossas crianças. Esta questão de mídia e erotização na mídia também me chamaram a atenção e gostaria de refletir contigo,como enquanto, escola podemos resgatar a infância de nossos alunos, quando muitas vezes a família reforça os padrões ditados pela mídia?

    ResponderExcluir