segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Refletindo sobre Emília Ferreiro

As pesquisas de Emília Ferreiro são focadas nos mecanismos cognitivos relacionados a leitura e escrita.
Segundo ela, as crianças tem papel ativo em seu aprendizado. Este processo denominado como construção do conhecimento, daí a palavra CONSTRUTIVISMO.
Emília Ferreiro, buscava muito em Piaget, parte das suas teorias, pois o crescimento cognitivo para ele dependia da assimilação e de uma acomodação, e que levavam um determinado tempo para ocorrer.
A alfabetização, segundo Emília Ferreiro também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita. 
Em sua teoria da Psicogênese da Escrita, critica a alfabetização tradicional, pois julga a iniciativa da criança para a aquisição da leitura e escrita. A criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada.


  • PRÉ-SILÁBICO: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada. As crianças nessa fase escrevem uma série de letras e depois leem-nas sem fazer nenhum tipo de análise.
  • SILÁBICA: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma.
  • SILÁBICA-ALFABÉTICA: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas.
  • ALFABÉTICA: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Introduzir a criança ao mundo das letras é abrir as portas para o novo, o desconhecido. Embora, desde muito cedo a criança já perceba a existência das letras, ela deve ser estimulada num ambiente de incentivo a leitura e a escrita.



"Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes". Emília Ferreiro  
  



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