quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Felicidade na Escola?



Acredito que professor tenha sempre muita história para contar! Afinal, são muitas experiências a serem divididas. Eu, no decorrer da minha experiência de 17 anos trabalhando na area da educação, entre educação infantil e séries inicias, acredito ter um pouco de experiência neste assunto.
Sempre fui muito feliz com minha escolha profissional. Nunca hesitei ou tive alguma dúvida do caminho que segui. Embora, as dificuldades sejam imensas, afinal de contas a educação não é o principal objetivo dos nossos governantes. As conquistas, o carinho e a carinha dos alunos ao superarem alguma dificuldade ou mesmo os olhos brilhando ao descobrir um novo mundo é sem dúvida a melhor parte da nossa profissão.
Sempre organizei e planejei minhas aulas dentro da realidade da turma, nunca me prendi apenas em uma lista de conteúdos ou objetivos a serem atingidos. embora, tenha seja importante, mas também tenho um olhar sobre o todo do aluno, suas necessidades cognitivas e também emocionais.
No texto "Em busca da alegria na Escola" de Snyders considera que a Educação Tradicional já não é capaz de responder aos seus próprios objetivos e que a Educação Nova que surge em contraposição às falhas e problemas desta, também não consegue superá-la. Portanto, faz-se necessário localizar os limites da Educação Tradicional para ultrapassá-la e verificar até onde a Educação Nova avançou e quais são os seus limites. A partir desta perspectiva Snyders elabora sua proposta de trabalho: "pensar que se pode abrir um caminho a uma pedagogia atual; que venha a fazer a síntese do tradicional e do moderno: síntese e não confusão."(Snyders, 1974:9-10)
 Pensando assim, Snyders não faz apenas a crítica a este modo de educação, mas localiza seus aspectos positivos. Em sua proposta pedagógica, ele apresenta alguns elementos retirados da Educação Tradicional, dentro da abordagem superadora, marxista. Neste processo de ensino-aprendizagem há a necessidade do professor como guia, como orientador. A criança necessita de apoio e de orientação, para que assim siga o seu processo de aprendizagem de forma significativa.
No texto citado, encontrei muito da minha visão profissional, pois acredito no papel do professor como agente ativo e transformador. Estar em sala de aula, em contato com os alunos é a certeza das escolhas corretas da minha vida profissional.


Contudo, nossa profissão tem os momentos felizes e os nem tão felizes assim. O que vale é tentar transformar todas em experiências positivas. Esse ano eu vivenciei esses dois momentos e ambos, cada um com a sua peculiaridade me deixaram grandes ensinamentos e a certeza de seguir firme na minha escolha profissional.

As fotos mostram um dos momentos mais aguardados do ano: A Formatura do 5° Ano. 




Um comentário:

  1. Olá Ana!
    Muito legal conhecer a tua história e ver as fotos da formatura dos teus pequenos!
    Ser professor é isso, nunca esmorecer e sonhar... tentar fazer diferente, plantar essas sementes para que façam diferença nesse mundo! Devemos acreditar na educação!

    Abr@ço!

    ResponderExcluir