Os textos “A Maquinaria Escolar” e “(Des) encantos da
modernidade pedagógica” nos apresenta uma reflexão sobre a evolução da educação
no Brasil. Ambos destacam informações importantes para o nosso olhar perante a
educação nos dias atuais.
Em ambos os textos encontramos a presença do governo impondo
e influenciando na postura do professor, do aluno e na linha pedagógica.
Destaca-se também os castigos físicos e emocionais, onde as crianças eram expostas
a humilhações e “correções” físicas por seus atos e atitudes. O professor era o
único detentor do saber e usava de seu poder para ser ouvido e respeitado,
embora este existisse apenas por meio de intimidação.
A Igreja se fazia fortemente presente com uma postura
conservadora determinando ordens cristãs na sociedade levando os alunos ao
catolicismo. Nesta época a religião estava impregnada nas escolas primárias.
No decorrer da evolução educacional percebe-se a diferença social
onde ricos e pobres vivenciam situações diferenciadas sempre destacando o
favorecimento aos que possuem uma melhor situação financeira.
No texto (Des)encantos da modernidade pedagógica a autora
aponta as mudanças que ocorreram nas escolas primarias desde os recursos
materias quanto a espaços físicos. A escola primaria estava se modernizando,
porém ao mesmo tempo trazia problemas urbanos, pois deixava de ser um espaço
rural e familiar para se tornar gradativamente rede escolar. Estas intervenções
além de exigir recursos materias também envolvia espaços físicos pertinentes
aos novos objetivos educacionais. Tendo em vista o crescimento das escolas e de
sua procura os governos municipais passam a projetar as escolas em áreas
suburbanas com o objetivo de manter a pobreza longe dos centros urbanos
demonstrando assim o poder exercido pela classe dominante.
A autora nos destaca a evolução e mudanças na escolas, bem
como a sua modernidade em todos os aspectos enquanto o texto A Maquinaria
Escolar destaca apenas a obrigatoriedade dos alunos a escola, sem se preocupar
com uma educação de qualidade.
Contudo os textos mostram os caminhos percorridos ao longo da
evolução educacional, mudanças como espaços físicos, recursos pedagógicos e
intervenções do sistema público e religioso foram marcantes da história da
educação. E acima de tudo nos indica que ainda temos um longo caminho a
percorrer.
Olá Ana!
ResponderExcluirAs mudanças vem acontecendo, mas há muito para se evoluir! Tá aí a importância do professor e das aulas diferenciadas, criativas, prazerosas...
Abr@ço!