segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Maquinaria Escolar X (Des) Encantos

Os textos “A Maquinaria Escolar” e “(Des) encantos da modernidade pedagógica” nos apresenta uma reflexão sobre a evolução da educação no Brasil. Ambos destacam informações importantes para o nosso olhar perante a educação nos dias atuais.
Em ambos os textos encontramos a presença do governo impondo e influenciando na postura do professor, do aluno e na linha pedagógica. Destaca-se também os castigos físicos e emocionais, onde as crianças eram expostas a humilhações e “correções” físicas por seus atos e atitudes. O professor era o único detentor do saber e usava de seu poder para ser ouvido e respeitado, embora este existisse apenas por meio de intimidação.
A Igreja se fazia fortemente presente com uma postura conservadora determinando ordens cristãs na sociedade levando os alunos ao catolicismo. Nesta época a religião estava impregnada nas escolas primárias.
No decorrer da evolução educacional percebe-se a diferença social onde ricos e pobres vivenciam situações diferenciadas sempre destacando o favorecimento aos que possuem uma melhor situação financeira.
No texto (Des)encantos da modernidade pedagógica a autora aponta as mudanças que ocorreram nas escolas primarias desde os recursos materias quanto a espaços físicos. A escola primaria estava se modernizando, porém ao mesmo tempo trazia problemas urbanos, pois deixava de ser um espaço rural e familiar para se tornar gradativamente rede escolar. Estas intervenções além de exigir recursos materias também envolvia espaços físicos pertinentes aos novos objetivos educacionais. Tendo em vista o crescimento das escolas e de sua procura os governos municipais passam a projetar as escolas em áreas suburbanas com o objetivo de manter a pobreza longe dos centros urbanos demonstrando assim o poder exercido pela classe dominante.
A autora nos destaca a evolução e mudanças na escolas, bem como a sua modernidade em todos os aspectos enquanto o texto A Maquinaria Escolar destaca apenas a obrigatoriedade dos alunos a escola, sem se preocupar com uma educação de qualidade.
Contudo os textos mostram os caminhos percorridos ao longo da evolução educacional, mudanças como espaços físicos, recursos pedagógicos e intervenções do sistema público e religioso foram marcantes da história da educação. E acima de tudo nos indica que ainda temos um longo caminho a percorrer.




Um comentário:

  1. Olá Ana!
    As mudanças vem acontecendo, mas há muito para se evoluir! Tá aí a importância do professor e das aulas diferenciadas, criativas, prazerosas...

    Abr@ço!

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