segunda-feira, 11 de março de 2019

Projeto Estágio Obrigatório


Partindo das conversas com a professora e das observações da turma, foi desenvolvido um projeto voltado a escrita e leitura, tendo em vista as dificuldades dos alunos na organização e estrutura de textos. A regente da turma, professora Fabiane Goulart, relatou que muitos alunos vinham com uma certa resistência nas produções textuais e que a mesma já vinha desenvolvendo um trabalho com os alunos. Pensando no projeto como fonte de aprendizagem, foi desenvolvido um projeto sobre gêneros literários, tendo como objetivo desenvolver o habito pela leitura e escrita. Cabe ao professor fazer esta mediação com os alunos, para que os mesmos possam desenvolver seu processo de aprendizagem. 
Contudo, é importante pensar na escrita como processo político-social, onde o aluno passa a enxergar a sua realidade e a se tornar critico em relação a mesma. O professor deve estar sempre atento e acompanhar o processo do aluno entendendo sua história mediando com o seu universo cognitivo, afetivo, cultura e social, e assim criar conceitos e estratégias de aprendizagens para o aluno.
No decorrer do estágio foram apresentados diferentes textos de forma que o aluno realizou diversas leituras e interpretações de texto. Houve também, muitas trocas e recomendações de leitura. Embora os alunos tenham apresentando dificuldades em sua escrita e produções acredito que o projeto teve um bom resultado para todos os alunos, pois o crescimento deles no final foi bastante significativo.

O estágio curricular foi de suma importância para colocar em prática tudo o que foi visto e compartilhado ao longo do curso. Foi possível observar e colocar em prática tudo o que foi estudado e compartilhado no curso. Sendo muito gratificante perceber o meu crescimento e novo olhar neta prática docente.

PROJETO: Incentivo a Leitura
          Justificativa:

No decorrer das observações e em conversa cm a professora titular da turma, fui percebendo o quanto à leitura era importante para a aprendizagem. É através dela que se obtém conhecimento em todas as áreas do conhecimento estimulando a leitura, reflexão, argumentação e ampliação do vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito.
Contudo, este projeto foi elaborado a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos, tendo em vista a importância da escrita e leitura como forma de expressão. Cabe ao professor oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, para que possam assim perceber o mundo sobre novas perspectivas sempre dialogando com sua realidade.

           Objetivos:
ü  Despertar o gosto pela leitura,
ü  Utilizar diferentes linguagens como meio de expressão,
ü  Ampliar o vocabulário,
ü  Desenvolver a interpretação de texto
ü  Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
ü  Oportunizar aos estudantes o acervo de diferentes gêneros textuais.
ü  Ampliar seu conhecimento e suas capacidades criativas,
ü  Desenvolver o raciocínio lógico,
ü  Produzir textos individuais e coletivos.

Desenvolvimento:
ü  Apresentação de diferentes gêneros textuais,
ü  Trabalhos em grupo e individuais,
ü  Realização de pesquisas,
ü  Teatro, hora do conto e continho da leitura,
ü  Classificados da leitura,
ü  Leitura e interpretação de problemas matemáticos,
ü  Trabalho com músicas,
ü  Filmes,
ü  Atividades gráficas plásticas

Princípios Orientadores
ü  Identidade
ü  Inclusão
ü  Diversidade
ü  Aprendizagem Dialógica

Avaliação:
A avaliação se dará de forma contínua e gradativa, através de observações diárias dos alunos, tendo em vista seu crescimento cognitivo, participação e interesse nas atividades propostas. 
Jean Piaget

No decorrer do curso estudamos inúmeras vezes Jean Piaget, seu legado é indiscutível para a educação. Revistar sua obra nas aulas e nas diferentes interdisciplinas foi de suma importância para minha aprendizagem.
Suas teorias seguem sempre atuais e necessárias para a compreensão do desenvolvimento infantil.


domingo, 10 de março de 2019

Planejamento

O que é importante que meus alunos saibam???
Essa foi a principal pergunta que levei para o meu estágio obrigatório, o que de fato seria relevante para a aprendizagem deles, o que seria significativo e principalmente que marcar queria deixar para eles.
Essa reflexão deve ser uma constante na vida do professor, pois de nada adianta reproduzir conhecimentos se o aluno não interage ou compartilha seus saberes.
Não adianta transmitir saberes se tal saber não irá transformar o aluno.

Refletindo sobre as diferenças

Relendo esta postagem e este texto de Lígia Assumpção Amaral "Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação" define o momento em que vivo na vida pessoal. Desde o ano passado vinhamos investigando possíveis dificuldades de aprendizagem no meu filho, pois na escola se mostrava disperso, não escutando e atendendo as ordens do grupo e professora. Depois de muitas conversas com a professora chegamos na pediatra e começamos a investigação.
Eu, como mãe, já estava sofrendo muito por perceber que algo de errado iriamos encontrar e como professora pensava nas dificuldades que teria na escola e no grupo, principalmente por não ser tido como "normal". Enfim, após inúmeros exames, entradas e saídas de médicos e hospitais recebemos o diagnóstico. Ele tem uma perda auditiva significativa e após a realização da cirurgia para retirada de um pequeno tumor que causou tal perda, será necessário o uso de um aparelho auditivo. Depois disso comecei a pensar de todas as vezes que foi chamado de "surdinho", 'que só escuta o que quer", "que não te educação", "que fica se fazendo" e principalmente do olhar das pessoas comigo como se não tivesse dado educação suficiente para ele. No final das contas a culpa sempre é da mãe!!!
Hoje entendo que uma perda auditiva é algo contornável e que existem situações piores. Porém saber que ele irá carregar esta "diferença" para o resto da vida me deixa com receio, principalmente porque como professora sei como as coisas funcionam nos ambientes.
Todo esse momento que vivo me fez refletir no lado profissional, pois quantas vezes não sabemos lidar com o diferente, quantas vezes acreditamos que o aluno esta "se fazendo" quando no funco pode ter algo de concreto acontecendo. 
Gestão Democrática

Este EIXO foi de suma importância, pois ampliamos nossos conhecimentos para fora da sala de aula. Analisando as postagens encontrei esta que fala sobre Gestão Democrática. Atualmente estou na direção da escola e nessa nova função  percebo o quanto é importante ter uma gestão aberta para a escola e dialogar com a comunidade.
Enquanto estamos em sala de aula, não conseguimos ter ideia de como funciona todo o funcionamento da escola. Não temos conhecimento das questões legais e burocráticas que envolvem uma escola e que infelizmente esbarramos com questões que vão muito além da nossa vontade.
Tem sido uma experiencia nova e cansativa, estar a frente de uma escola faz co que tu abra mão de muitas coisas e suas preocupações multiplicam, bem como sua responsabilidade.



Posse dos Diretores Gestão 2019/2021

sábado, 9 de março de 2019

Brincar é coisa séria

Desde que iniciamos a trajetória da educação estudamos o quanto o brincar faz parte do processo de aprendizagem do aluno.
Hoje lendo esta postagem enxergo o meu filho. Ele está em pleno processo de alfabetização e vejo o quanto ele se desenvolve através do lúdico.




Francisco em seu primeiro dia de aula no 1°Ano do Ensino Fundamental 

Trabalhando Poesia

Encontrar este planejamento nas minhas postagens anteriores me deixa muito feliz!!!
Trabalhei muito poesia no meu estágio, construímos textos, poesias, contos, narrativas...
É surpreendente como os alunos se expressam através da escrita. A proposta do projeto do estágio era voltada para a escrita e leitura.. e no decorrer do estágio fui observando o quanto os alunos precisam ser estimulados a escrita.







Felicidade na Escola

Nossa escola é pequena... é uma família!!! Lendo este post me fez lembrar dos alunos que voltam para nos visitar depois de formados.
Cada dia tenho mais certeza das minhas escolhas profissionais. Embora nosso contexto político não facilite muito a educação, ainda acredito que é partindo dela que teremos uma revolução social.
Sigo acreditando no papel do professor como agente transformador!!!



Refletindo sobre aprendizagem

Nossa como poderia seguir escrevendo esta postagem... foram inúmeras aprendizagens, reflexões, descobertas, erros e acertos no decorrer do curso.
TRANSFORMAÇÃO essa é a palavra que me descreve nesses anos... como profissional, como pessoa, como mãe, como mulher... retornar ao ambiente acadêmico, trocar vivências, compartilhar momentos, ideias, angustias... ver todo o meu crescimento e a certeza que novos caminhos serão trilhados com muito mais segurança e conhecimento.
O caminho foi árduo.. o curso requer disciplina e organização de tempo. Muitas vezes pensei em desistir, os obstáculos foram imensos. A falta de tempo foi a maior dificuldade organizar casa, filho, escola não foi tarefa fácil. Foram muitas noites em claro, muitos finais de semana se dividindo entre filho e estudos. Mais todo o esforço vale a pena.. tudo é aprendizagem.. tudo nos fortalece!!!


 

Retrato Da Escola




Revisitar as postagens desde o inicio do curso... Esse era o objetivo deste semestre. Perceber o nosso crescimento o nosso amadurecimento na escrita. Esta foi a proposta do EIXO.
Esta postagem é bastante significativa, pois ao realizar esta atividade eu percebi  o quanto entramos e saímos automaticamente do nosso ambiente de trabalho e muitas vezes não enxergamos ele. Apenas estamos ali sem perceber os detalhes, os espaços, as pessoas e principalmente  o que podemos fazer para poder transforma-lo.  O retrato da escola me fez  pensar em novas possibilidades e espaços pedagógicos e estratégias que podem ser desenvolvidas. Como é importante exercitarmos está prática de revisitarmos nossa rotina.